Pílulas de Baixada

Pílulas de Baixada


EP1
As várias configurações da Baixada Fluminense

EP2
O que restou da memória dos Jacutingas

Emancipação de Caxias

O por quê do nome de Queimados



Para que serve:
O projeto pílulas da Baixada é composto de pequenas apresentações de menos de três minutos. Tem por objetivo problematizar temas voltados à Baixada Fluminense, todos pesquisados pelo grupo. O formato foi escolhido por perceber que o público alvo (os estudantes da Baixada) cada vez mais estão utilizando o celular em detrimento do computador. Todos os programas têm perguntas sem respostas
A ideia é motivar a pesquisa sobre a história local e entender como os principais problemas da região foram sendo construídos ao longo do tempo. O pano de fundo é a história, e, embora o objeto seja Baixada Fluminense (termo que só pode ser aplicado ao território depois da década de 1940), o Recôncavo da Guanabara, o fundo da baia e a Grande Iguaçu são tratados em diversos episódios.

Modo de usar:
Os programas são motivadores, a pesquisa é induzida no “para saber mais”. Aqui tem um conjunto de bibliografia que pode ser utilizado, além de indicação de outros lugares (físicos e virtuais) que podem ser visitados pelo estudante.

Composição:
Episódios + página GEMULTIBAIXADA.
Cada programa tem apresentação de um tema com uma pergunta aberta. Tem menos de três minutos em baixa resolução.
Aqui no GEMULTI  há uma seção denominada de publicação que consta um conjunto de obras de referência, além de indicar  na barra lateral outros espaços de pesquisa que podem ser consultados.

Dosagem: 
Um programa e leituras afins

Contra indicação:
nenhuma

Uso:
Irrestrito

O melhor remédio para a pandemia é o conhecimento!!!!!!

Há uma concepção pedagógica articulada ao uso do suporte tecnológico, para saber mais, abaixo algumas referências    

Referências
AGUIAR, I A e PASSOS, E.  A Tecnologia como caminho para uma educação cidadã. In Cairu em revista.  Vol3, N3, 2014. Disponível em  https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014/Artigo%20A%20TECNOLOGIA%20COMO%20CAMINHO%20PARA%20UMA%20EDUCACAO%20CIDADA.pdf

AGUIAR, E V B A. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem In  Vértices, vol 10, 2008. Disponível em http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/outros/Aguiar_Rosane.pdf 


PINTO, A V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: contraponto, 2005, 2vols